Comissão Sectorial de Ambiente da EUROACE 14 de Abril, Castelo Branco



 

19.4.2016

No passado dia 14 de Abril estiveram reunidos em Castelo Branco os representantes dos Gabinetes de Iniciativas Transfronteiriças do Alentejo, Centro e Extremadura, no âmbito da realização da Comissão Sectorial do Ambiente da EUROACE. As Comissões Sectoriais são estruturas criadas no seio do Protocolo de Cooperação EUROACE, cuja finalidade visa essencialmente reunir os representantes das administrações regionais em torno de projectos e iniciativas conjuntas de cooperação.

Esta Comissão Sectorial contou com a participação dos responsáveis da área do ambiente destas três regiões, bem como do Parque do Tejo/Tajo Internacional e teve como principal objetivo identificar os actores regionais actuais e motivar uma cada vez mais estreita e profícua colaboração entre si.

Este encontro permitiu fazer uma retrospectiva dos projetos realizados no quadro comunitário anterior e apreciar os resultados obtidos, bem como identificar aqueles que foram candidatados à 1ª convocatória do INTERREG V-A 2014-2020 (POCTEP) e delinear, uma vez mais, estratégias de coordenação e implementação conjunta, nomeadamente em temas transversais chave como as alterações climáticas, a economia circular, a biodiversidade e o desenvolvimento de zonas de baixa densidade.

Ficou ainda definida a realização do Dia da Europa da EUROACE, que este ano se celebrará em Castelo Branco, no próximo dia 11 de Maio, numa organização da CCDR Centro e partilhada pelas restantes, como vem sendo hábito desde a formação da Eurorregião.

 

O programa será brevemente divulgado, estando desde já convidados todos os parceiros regionais da Comunidade de Trabalho EUROACE.

 

 

CCDR Alentejo / EUROACE

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.