A Nova Bauhaus Europeia (NEB) é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que liga o Pacto Ecológico Europeu aos espaços em que vivemos e às nossas experiências. Apela a todos os europeus para que imaginem e construam em conjunto um futuro sustentável e inclusivo, cuja beleza cative os nossos olhos, as nossas mentes e as nossas almas. A iniciativa foi lançada pela Comissão Europeia em 2020.
A edição de 2024 dos prémios centrar-se-á:
- nas regiões que enfrentam alguns dos problemas socioeconómicos mais prementes na UE e que estão no centro das ações da política de coesão da UE;
- receberá candidaturas de projetos e conceitos na Ucrânia, além dos Estados-Membros da UE e dos Balcãs Ocidentais e;
- para reconhecer e apoiar os esforços de resiliência, recuperação e reconstrução da Ucrânia, os prémios de 2024 também atribuirão um prémio específico a um projeto ou conceito que apoie os esforços de reconstrução e recuperação do país no espírito do Novo Bauhaus Europeu.
Ao criar pontes entre diferentes contextos, promover uma abordagem transdisciplinar e tirar partido de uma participação a todos os níveis, a Nova Bauhaus Europeia inspira um movimento que visa facilitar e orientar a transformação das nossas sociedades, de acordo com três valores indissociáveis:
- sustentabilidade – englobando objetivos climáticos, circularidade, poluição zero e biodiversidade;
- inclusão – englobando a valorização da diversidade e a garantia da acessibilidade, tanto em termos físicos como de preços;
- estética e qualidade da experiência das pessoas – através da conceção, de emoções positivas e de benefícios culturais.
Os prémios serão atribuídos em quatro categorias:
- restabelecer a ligação com a natureza;
- recuperar um sentimento de pertença;
- dar prioridade aos lugares e às pessoas que mais necessitam;
- desenvolver um ecossistema industrial circular e apoiar uma reflexão centrada no ciclo de vida.
Cada uma das quatro categorias contempla 2 vertentes paralelas:
- vertente A: «Campeões da Nova Bauhaus Europeia» – esta vertente é dedicada a projetos existentes e concluídos com resultados claros e positivos;
- vertente B: «Estrelas Ascendentes da Nova Bauhaus Europeia» – esta vertente é dedicada a conceitos apresentados por jovens talentos com idade igual ou inferior a 30 anos. Os conceitos podem estar em diferentes fases de desenvolvimento, desde ideias com um plano claro até ao nível do protótipo.
Consulte toda a informação aqui: https://prizes.new-european-bauhaus.europa.eu/