Concurso para a modernização do troço ferroviário Elvas-Caia será lançado na primavera



17.01.2017

O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou que o Governo vai lançar na primavera o concurso para a modernização do troço ferroviário Elvas-Caia, o primeiro da Corredor Sul, um dos eixos fundamentais do Plano Ferrovia 2020.

«Posso anunciar que a primeira empreitada da reabilitação Sines-Caia começará em Elvas, com a modernização do troço até à fronteira, cujo concurso será lançado no início da primavera, para que a obra possa concluir-se no próximo ano», disse o Ministro, nas comemorações dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

Pedro Marques acrescentou: «Esta será uma obra de renovação integral da linha existente, numa extensão de nove quilómetros, com reabilitação de duas pontes, desnivelamento de passagens para garantir condições de segurança, e ampliação da estação de Elvas, para que possa receber os maiores comboios de mercadorias com 750 metros de comprimento».

«Este investimento de 18,5 milhões de euros, que conta com o apoio de fundos comunitários, marca o início de uma obra mais vasta, de toda a linha que liga Sines à fronteira do Caia e, deste modo, a Espanha», referiu o Ministro.

Investimento no património cultural

Pedro Marques presidiu também à assinatura de contratos de financiamento entre o programa Alentejo 2020 e o município de Elvas, para obras no valor de cinco milhões de euros.

Os três contratos assinados englobam a reabilitação e adaptação do Quartel do Assento e Museu de Arqueologia e Etnografia, numa obra superior a 4,4 milhões de euros, e a iluminação de monumentos, num investimento superior a 275 mil euros.

Foi ainda assinado o contrato para a adaptação da Casa dos Fornos a Reservas do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, com um valor superior a 271 mil euros.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.