CONFERÊNCIA – “Insucesso e abandono escolar” – 30 de maio de 2022, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém



A CCDR Alentejo lidera uma rede constituída por atores regionais que efetiva coletivamente um trabalho de reflexão e estudo prospetivo que visa a promoção da qualificação e do conhecimento no Alentejo.  Para o efeito, concretizou uma candidatura integrada na Prioridade de Investimento 11.2 enquadrada nos pressupostos do aviso ALT20-64-2019-45 do Programa Alentejo2020. Numa lógica de trabalho colaborativo, através da rede de parceiros regionais, constituída para este efeito, têm sido desenvolvidas  um conjunto de atividades que têm permitido contribuir para a elevação do  conhecimento, da aprendizagem ao longo da vida, da formação/qualificação e do emprego, sendo expectável este trabalho possa vir a influenciar a definição de políticas públicas, de modo a que as populações alcancem melhores níveis de formação/qualificação, tenham níveis de conhecimento mais elevados e melhor adequados à procura, por parte do tecido empresarial.

Os atuais problemas complexos são difíceis de definir com rigor, mas evidenciam interdependências e multicausalidade, atravessando fronteiras organizacionais. Daí que o trabalho em rede possa vir a permitir abordagens com visões diferenciadas e a conceção de soluções integradas inovadoras. Cada um dos parceiros, por sua vez, tem vindo a desenvolver metodologias de trabalho que envolverão os setores, as instituições, a sociedade civil, no sentido de ter um enfoque territorial de proximidade, integrado.

Neste contexto, o Instituto Padre António Vieira (IPAV) um dos parceiros nesta rede, tem vindo a desenvolver ações importantes no âmbito Academia de Liderança Colaborativa que é um espaço de aprendizagem sobre colaboração, onde se desenvolvem as competências de líderes colaborativos, promotores de transformação sistémica nos contextos complexos em que servem. Nesta sequência, no dia 30 de maio de 2022, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, decorrerá uma conferência sobre o tema “Insucesso e abandono escolar – a governação na resposta a um desafio complexo”, conforme programa, podendo inscrever-se através deste link.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.