Encontro Logística, transportes e comunicações: para um novo cenário no sudoeste ibérico e europeu



Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, 30 de novembro, 9h00

 

No âmbito da Semana Europeia das Regiões e Cidades do Comité das Regiões, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e a Junta da Extremadura organizam estas jornadas com o objectivo de dar a conhecer a repercussão das políticas europeias no âmbito regional e difundir boas práticas e conhecimentos especializados em matéria de desenvolvimento regional.

 

A necessidade de melhorar as comunicações ferroviárias entre Portugal e Espanha encontra-se num momento crucial para acelerar a construção do Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes que permitirá unir o sudoeste europeu ao resto do Continente, conectando os principais portos do sul de Portugal com o resto da Península através do Alentejo e da Extremadura. As duas regiões enfrentam o desafio de superar rapidamente as dificuldades de comunicação que afectam o seu desenvolvimento económico, social e territorial.

 

O Encontro acolhe duas Mesas, nas quais se debaterão as novas infraestruturas de transportes que farão a ligação entre Portugal e Espanha e a relevância da inovação no domínio da logística como elementos chave para melhorar a acessibilidade dos nossos produtos aos diferentes mercados internacionais e a competitividade das nossas empresas.

Estas Jornadas realizam-se num espaço emblemático da cooperação, o Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, no dia 30 de novembro, com início pelas 9 horas (PT) e contam com a colaboração da Câmara Municipal de Elvas e do seu presidente, Dr. Nuno Mocinha.

O evento será presidido pelo Senhor Ministro-adjunto de Portugal, Dr. Eduardo Cabrita, e conta com a presença do Presidente da Junta de Extremadura, Guillermo Fernández Vara e do Presidente da CCDR Alentejo, Dr. Roberto Grilo.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.