Évora acolhe INFORM EU e REGIOSTARS entre 16 e 18 de novembro



Évora foi a cidade escolhida pela Comissão Europeia para a realização da 3ª Reunião Plenária do INFORM EU, o qual irá decorrer de  16 a 18 de novembro de 2022, no Convento do Espinheiro.

O INFORM EU é uma rede de agentes de comunicação à escala da União Europeia responsável por comunicar os investimentos da UE e dos Estados-Membros em gestão partilhada, abrangendo os seguintes fundos da UE:

Política Regional:

Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Fundo para uma Transição Justa (FTC)

Fundo de Coesão (FC)

Política Social:

Fundo Social Europeu (FSE+)

Assuntos Internos:

Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF)

Instrumento de Gestão de Fronteiras e Vistos (BMVI)

Fundo de Segurança Interna (ISF)

Assuntos Marítimos:

Fundo Europeu Marítimo, das Pescas e da Aquicultura (EMFAF)

A Rede INFORM EU abrange ainda o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, um instrumento temporário para ajudar os Estados-Membros a lidar com as consequências sociais e económicas da pandemia de COVID-19 e construir uma Europa mais sustentável e resiliente.

A reunião plenária que vai acontecer em Évora (Alentejo) é organizada pela Comissão Europeia – Direcção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO), conta com a colaboração da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), e irá juntar mais de 350 pessoas oriundas de vários países da União Europeia, responsáveis pelas áreas de comunicação.

O objetivo da rede é promover a experiência dos Estados-Membros e das regiões no domínio da comunicação, visibilidade e transparência da UE, ao mesmo tempo que estabelece uma plataforma de cooperação entre a Comissão e os programas da UE em gestão partilhada. Destina-se a aumentar a visibilidade da ação da UE a nível nacional, regional e local através da intercâmbio de experiências e boas práticas na implementação de medidas de informação e comunicação; coordenação das atividades de comunicação entre os Estados-Membros e a Comissão; avaliação e discussão de estratégias para aumentar o alcance e o impacto das atividades de comunicação.

Serão 3 dias de debates sobre matérias da atualidade da comunicação relacionada com os Programas e Fundos Europeus e identificação de estratégias e desafios para o próximo período de programação 2021-2027, cujos programas se encontram maioritariamente em fase de aprovação. Durante estes dias os participantes poderão visitar e conhecer de perto vários projetos financiados por Fundos Europeus na Região Alentejo, exemplos de boas práticas da utilização dos fundos comunitários.

No dia 17 de novembro, no Teatro Garcia de Resende, em Évora,  realiza-se a Gala dos Prémios REGIOSTARS, este ano com o tema “15 Projetos por 15 anos“. Para comemorar o 15º aniversário dos Regiostars, foram selecionados 15 projetos entre finalistas e vencedores das últimas edições.

Anualmente, a Comissão Europeia atribui estes prémios, que visam identificar boas práticas em desenvolvimento regional e destacar projetos inovadores financiados pela UE, com o objetivo de inspirar outras regiões.

A Comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, vai premiar os favoritos do voto do público na cerimónia Regiostars.

Portugal concorre com os projetos “Ecomare”, cofinanciado pelo Programa Operacional do Centro 2007-2013, e a “Central Hidroelétrica dos Socorridos”, cofinanciado pelo Programa Operacional da Madeira 2007-2013.

O projeto Ecomare na região Centro de Portugal, liga o porto de Aveiro à lagoa costeira da Ria de Aveiro para ajudar a conservar, proteger e garantir o uso sustentável dos recursos biológicos marinhos. Ao vincular a infraestrutura cinza existente a áreas verdes e azuis próximas, a Ecomare exemplifica como as cidades portuárias modernas podem ser.


Já a Central Hidroelétrica dos Socorridos é hoje o maior e mais importante sistema hidráulico de produção de abastecimento de água e energia hídrica da R.A. Madeira. Um projeto cofinanciado que transformou a estação num sistema reversível, que permite tirar partido da sua capacidade eléctrica em qualquer altura do ano e durante o dia nas horas de ponta, e garantir mais água disponível para irrigação e abastecimento público.

As votações estão abertas até 15 de novembro para os projetos candidatos à 15ª edição dos Prémios Regiostars.

Saiba mais e vote em https://regiostarsawards.eu/

© 2022 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo