Évora é Capital Europeia da Cultura em 2027



A candidatura de Évora mereceu o reconhecimento do Júri internacional que entre os quatro finalistas, Évora, Braga Aveiro e Ponta Delgada escolheu a cidade alentejana para ser Capital Europeia da Cultura em 2027.

O Vagar alentejano chegou mais longe e agora vai ser possível mostrar à Europa que aqui existe “espaço para ver, tempo para refletir, e lonjura para ir mais longe e fazer. Desenhando futuro, a partir do que sempre fomos, tudo o que podemos ser”.

A candidatura eborense baseou-se na herança cultural, intangibilidade e biodiversidade que definem este território, e reclamou para Évora, e para o Alentejo, um lugar próprio e central na formação de uma nova vaga para a Humanidade com a Cultura no centro. A candidatura vencedora de Évora a Capital Europeia da Cultura foi promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Da Comissão Executiva fizeram ainda parte a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.