Évora recebe digressão do Parlamento Europeu



Iniciativa ‘Parlamento Europeu à sua porta’ estará no Jardim Público de Évora de 27 a 29 de maio.

Eurodeputados Carlos Zorrinho, Maria da Graça Carvalho, José Gusmão e João Pimenta Lopes participam em conversas com os cidadãos.

Projeto-piloto na Europa permite que os cidadãos conheçam o trabalho do Parlamento Europeu, interajam com os eurodeputados e façam ouvir a sua voz.

O Parlamento Europeu vai estar em Évora de 27 a 29 de maio, no âmbito da iniciativa ‘Parlamento Europeu à sua porta’, uma digressão por sete cidades portuguesas com o objetivo de chegar aos cidadãos e dar a conhecer a atividade da instituição.

Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, e Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, assinalam o arranque da iniciativa, pelas 10h30 de sexta-feira, no Jardim Público, onde uma estrutura móvel acolherá, até domingo, todos os que pretendam conhecer melhor o trabalho da instituição europeia.

Logo depois, pelas 11h, Carlos Pinto de Sá participa numa conversa sobre espírito europeu. Ao longo dos três dias, estão também agendadas conversas abertas com os eurodeputados Carlos Zorrinho, Maria da Graça Carvalho, José Gusmão e João Pimenta Lopes.

O Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva será orador, no dia 27 de maio, pelas 15 horas, no painel Conversa aberta: Fundos europeus, moderado pela jornalista da RTP, Daniela Ferreira Pinto.

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ é uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor os seus representantes e fazerem ouvir as suas opiniões junto dos eurodeputados, ao mesmo tempo que descobrem projetos apoiados pela União Europeia na região do Alentejo.

Realidade virtual imersiva, tecnologia interativa, conversas abertas e outras atividades procuram mostrar como o Parlamento Europeu toma decisões que fazem a diferença no dia-a-dia dos cidadãos.

O Jardim Público de Évora, no sábado, dia 28, pelas 12h15, vai ainda receber um concerto da Orquestra Sem Fronteiras, do maestro Martim Sousa Tavares, que foi galardoado com o Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2022.

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ inclui também atividades de criação artística, ações de consciencialização e workshops de escrita criativa e de fotografia e vídeo. No domingo, pelas 9h, realiza-se ainda uma corrida e caminhada sob o mote ‘Valores qUE me movem’, integrada nas comemorações do Ano Europeu da Juventude.

O programa completo da iniciativa pode ser encontrado em anexo.

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ arrancou em Vila Real e já passou por Viseu e Coimbra. Em junho, a iniciativa visita mais três cidades: Braga, de 3 a 5, Porto, de 9 a 11, e Portimão, entre os dias 17 e 19 desse mês.

Mais informação pode ser encontrada no site do Parlamento Europeu.

#EuropaÀSuaPorta

#EuropeOnYourDoorstep

© 2022 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo