Formação abordagem, apresentação e diálogo em ações de fiscalização



No exercício das suas funções, os funcionários de fiscalização da CCDR Alentejo têm necessidade de interagir com o público, visto constituírem a primeira linha de funcionários nesse contacto direto.

No que respeita às competências de fiscalização e à repressão de ilícitos que lhes estão conferidas, os funcionários de fiscalização da CCDR Alentejo abordam pessoas em situação de desrespeito às regras, ou em infração, cabendo-lhes a função coerciva primária de identificar infratores e reportar as infrações detetadas.

Este trabalho de fiscalização envolve riscos, designadamente na interação e diálogo, muitas vezes dificultado pela resistência em cumprir regras, de quem se encontra em infração. Não menos importante é a dificuldade de reconhecimento de autoridade a estes funcionários, por parte do público.

Objetivos da formação

Habilitar o funcionário nas técnicas de abordagem, apresentação, diálogo e objetividade na prossecução das suas funções.

Envolve técnicas comportamentais limitadoras de reações repulsivas ou, in extremis, violentas e disseca as diferentes metodologias, do ponto de vista prático lecionadas por um formador da área das Técnicas de Intervenção Policial.

Conteúdos do ponto de vista técnico são lecionados por um Psicólogo Forense.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.