Formação em SIG para as autarquias do Alentejo Central.



Com a realização ontem, dia 01/06/2022, das 7ª, 8ª e 9ª aulas, foi concluída a segunda edição da ação de formação “Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) nas atribuições autárquicas”, desta feita dirigida aos municípios do Alentejo Central.

Esta ação de formação enquadra‑se num acordo de colaboração entre a CCDR Alentejo, responsável pelo leccionamento das matérias, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a ESRI Portugal, contando também com o envolvimento da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e registou, neste segundo ciclo formativo, a presença dos técnicos da CIMAC e das autarquias de Évora, Mora, Mourão, Redondo, Vendas Novas e Viana do Alentejo.

Salienta-se como principal objetivo das 7ª e 8ª aulas a capacitação dos formandos para proceder à conceção e desenvolvimento global de um projeto de SIG, pondo em prática todos os procedimentos que foram sendo lecionados e que se revelem aplicáveis no projeto final. Para a 9ª e derradeira aula foi reservada a apresentação dos traços fundamentais da atual estrutura do SIG da CCDR Alentejo e das funcionalidades do respetivo portal de informação geográfica.

Traduzindo o excelente acolhimento que a realização desta edição da formação em SIG teve como contributo para a valorização das capacidades dos participantes, foi acordada a sua replicação, de forma a abranger os restantes municípios da área de intervenção da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), a qual deverá ter lugar, previsivelmente, durante o corrente mês de junho.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.