Fórum da Economia Circular do Alentejo retomou reuniões presencias



Mais de meia centena de participantes estiveram presentes, ontem dia 23 de novembro de 2021, no auditório da CCDR Alentejo para participar numa ação presencial, de dinamização e promoção do Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA).

Este fórum que agrega várias iniciativas, tem como objetivo promover a Economia Circular (EC) na região através de interações regulares e sistemáticas entre os agentes de governação e os agentes que operacionalizam a EC na Região.

O Fórum da Economia Circular (FECA) integra a componente de coordenação entre as diferentes entidades que o compõem, mas acima de tudo, é um espaço onde a CCDR Alentejo junto com os parceiros regionais discute a temática da Economia Circular através da troca de conhecimento, de contactos, de experiências, de projetos e da identificação de oportunidades ou constrangimentos da implementação de projetos associados à EC na Região.

A sessão de abertura contou com a presença da Vice-presidente da CCDR Alentejo, Carmem Carvalheira, que nas palavras proferidas referiu que “a economia circular é um pilar da estratégia regional de especialização inteligente e nesse sentido ela é transversal e pode aplicar-se a tudo aquilo que seja intervenção no território”.

Carmen Carvalheira referiu ainda que “o FECA não esteve parado e agora estamos a trabalhar muito centrados em várias questões, como é o caso do bagaço da azeitona, queremos também trabalhar também a emissões de metano e vamos ainda juntar mais questões que sejam importantes em termos de circularidade para a estratégia do Alentejo”.

Na sessão de trabalho foram apresentados vários projetos, muito diferentes na sua génese, e que mostram bem o quão a circularidade é transversal.

A agenda e apresentações deste evento foram as seguintes:

09:30h Receção aos convidados

09:45h Intervenção de boas vindas da Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira e apresentação do FECA – Atividades desenvolvidas

10:15h Associação CECOLAB – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy – Jorge PaivaConsulte a apresentação AQUI

10:30h Projeto LIFE LINES – António Mira – Consulte a apresentação AQUI

10:45h Projeto (Des) construir para a Economia Circular – Fernando Romba – Consulte a apresentação AQUI

11:00h Projeto Stone Cast – João Caldas e José António Porfírio – Consulte a apresentação AQUI

11:15h Junta de Freguesia de Cabrela – Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI – Paula Martins – Consulte a apresentação AQUI

11:30h Casa das Letras, Bed & Books – galardão internacional Green Key 2021 – Catarina Inglês – Consulte a apresentação AQUI

12:00h Sessão de Debate: passos futuros

Acompanhe todas as novidades através das redes sociais da CCDR Alentejo do Facebook e Twitter.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.