AEP e CCDR Alentejo promovem workshop sobre Economia Circular



EcoEconomy 4.0 apoia as empresas, fazendo-as crescer num mundo onde a palavra transformação é o maior desafio

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, através do projeto EcoEconomy 4.0, iniciou este mês um ciclo de workshops sobre Economia Circular, em parceria com associações empresariais e instituições locais, para apoiar as PME a alcançarem uma transição justa e inclusiva, condição necessária para o sucesso.

O terceiro workshop (o primeiro foi em Braga e o segundo em Aveiro) é organizado em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e decorre online no dia 31 de maio.

Especialmente dirigido a PME, o workshop, que pretende ajudar a potenciar o cumprimento das metas ambientais, mostrando às PME a importância de adotarem comportamentos numa lógica de economia regenerativa, conta com a presença de representantes de entidades ligadas ao sistema científico e tecnológico, comunidades intermunicipais, municípios e associações empresariais.

“Com estas sessões, a AEP quer garantir que o rumo de mudança das empresas seja facilitado. A AEP tem os olhos postos no futuro e assume a sua missão de apoiar as empresas, fazendo-as crescer num mundo onde a palavra transformação é o maior desafio”, afirma o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

Programa – 31 de maio, Plataforma Webex

09h20                
Sessão de Abertura

Carmen Carvalheira [CCDR-Alentejo], Paulo Vaz [AEP]

09h35                
Apresentação do Fórum da Economia Circular do Alentejo

Rosa Onofre [CCDR-Alentejo] 

09h50                
Apresentação do projeto EcoEconomy 4.0

Paula Silvestre [AEP]

10h05                
Principais resultados do projeto EcoEconomy 4.0

Diogo Martins [EY], Ana Lopes [3Drivers]

10h30                
Questões de referência para a Economia Circular e brainstorming plenário

Hermano Rodrigues [EY], Ana Lopes [3Drivers] 

11h45  

Mesas redondas para identificação de desafios, boas práticas e oportunidades de colaboração em matéria de Economia Circular

Diogo Martins, André Guilherme [EY], Ana Lopes, Miguel Marques [3Drivers] 

12h30                
Plenário de encerramento

Carmen Carvalheira [CCDR-Alentejo], Paulo Vaz [AEP]

A participação é gratuita, mas necessita de inscrição: https://ecoeconomy.aeportugal.pt/

EcoEconomy 4.0

Lançado pela AEP em abril de 2021, o projeto EcoEconomy 4.0 atua junto das PME em áreas como a Descarbonização/Transição Energética, a Economia Circular e as Tecnologias Digitais da Indústria 4.0.

O objetivo do projeto é mobilizar as PME, por forma a potenciar o cumprimento das metas ambientais nacionais e europeias, mostrando-lhes a importância de adotarem comportamentos numa lógica de economia regenerativa.

O projeto apoia o universo empresarial mais carente de intervenção, designadamente as PME, e atua no Norte, Centro e Alentejo, embora se esperem impactos positivos a nível nacional, tendo em conta os efeitos de disseminação previstos.

Durante o primeiro ano, o EcoEconomy 4.0 envolveu mais de 400 empresas e os impactos das atividades levadas a cabo já se fazem sentir no tecido empresarial, tornando-o mais sustentável e competitivo.

O projeto EcoEconomy 4.0 é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

© 2022 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo