O Alentejo na EWRC 2016



O Alentejo na EWRC 2016

03.10.2016

 

Numa iniciativa conjunta entre a CCDR Alentejo e o Governo da Extremadura espanhola e as regiões de Lodzkie, Polónia, de West Slovenia, Eslovenia e de Vysocina, República Checa, a edição deste ano do evento EWRC (antigo OPEN DAYS), terá lugar na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), a 11 de Outubro, um Workshop no qual será abordado o tema “Funding sustainable TEN-T-related investments to improve regional competitiveness” .

Pretende-se com este workshop reunir representantes de regiões europeias dos sectores público e privado para apresentarem e trocarem boas práticas sobre investimentos e / ou iniciativas fundamentais no âmbito das TEN-T (Trans-European Transport Network ou Rede Trans-Europeia de Transportes-RTE-T), que abordem as necessidades das empresas, sendo ao mesmo tempo consistentes com os compromissos em matéria de alterações climáticas e para a preservação do ambiente, a partir de uma estrutura de governação a vários níveis. Pretende-se ainda explorar a potencial complementaridade das diferentes fontes de financiamento europeu, nacional e regional, gerando sinergias e maximizar o seu impacto e resultados esperados.

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve é, nesta edição, a convidado especial da CCDR Alentejo para participar no evento, sendo representada pela Dr.ª Isabel Borges Alves, que irá apresentar uma comunicação sobre as vantagens competitivas da ligação ferroviária de mercadorias entre Sines e Elvas-Caia, que permitirá uma melhoria significativa no alargamento do hinterland portuário, conferindo à Plataforma intermodal presente no Porto de Sines e ao Terminal XXI beneficiar da ligação entre o sistema portuário e o transporte ferroviário.

A sessão de abertura ficará a cargo de Quirino Mealha, em representação da anfitriã REPER, sendo os trabalhos presididos por Carlo De Grandis, Coordenador da Politica de Transportes da DG Move. Este alto quadro europeu abordará o tema “Funding sustainable TEN-T- related investments”, seguindo-se depois as intervenções da Extremadura (ES) representada por Juan Romero Miranda, Manager of the South-West Europe logistics platform, do Alentejo, representada por Isabel Alves, da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, de Ljubljana (SI) representada por Miran Gajšek. Head of Department of Urban Planning, Municipality of Ljubljana, da Lodzkie (PL) representada por Przemyslaw Dana, International PR Manager, LODZistics Logistics Business Network of Central Poland e, finalmente, pela região de Vysocina (CZ) representada por Radek Handa, Head of the Project Management Section, Vysočina Region.

O workshop encerrará com um debate moderado por Raffaelle Cattaneo, Presidente da Comissão COTER do Comité das Regiões e uma sessão de networking.

 

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.