A Orquestra Sinfónica dos Conservatórios de Almendralejo e Mérida (OSCAM), tem como objetivo fundamental o conhecimento e prática da Música Sinfónica para os alunos e alunas dos referidos Conservatórios. Este projeto conta com um total de mais de 90 alunos e músicos participantes.
Com este trabalho, os alunos têm uma experiência orquestral significativa com o consequente aumento da sua aprendizagem teórica e prática, o que lhes permite fortalecer o seu processo educativo, com vista ao trabalho intensivo que encontrarão noutras concentrações de jovens orquestras em Espanha e no exterior e também em orquestras profissionais.
O projeto (OSCAM) estará em residência artística na cidade de Évora de 18 a 20 de fevereiro, desenvolvendo várias atividades na sua área de intervenção. No dia 20 de fevereiro pelas 17h00, oferece à cidade de Évora um concerto na Igreja de São Francisco com entrada gratuita.
Esta iniciativa tem o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Alentejo através do seu Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças (projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020), da Câmara Municipal de Évora, da Universidade de Évora, do Seminário Maior de Évora e da Associação Académica da Universidade de Évora.