Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), nas Atribuições Autárquicas, 5ª Edição de uma ação de formação dirigida a técnicos municipais



A CCDR Alentejo, I.P., em colaboração com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. – Serviço de Formação Profissional de Beja e com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai promover uma ação de formação dirigida a técnicos municipais do Baixo Alentejo, sob o tema “Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) nas atribuições autárquicas”.

Com esta iniciativa, pretende-se reforçar o aproveitamento das capacidades e funcionalidades da tecnologia dos SIG como plataforma tecnológica que garanta a coerência e consistência da informação geográfica de suporte ao cumprimento das atribuições e competências das autarquias locais, designadamente em componentes da gestão municipal como o ordenamento do território, o licenciamento municipal, a monitorização ambiental, a atualização cartográfica, etc.

Nesse sentido, serão abordados temas como o processo de recolha e aquisição de dados georreferenciados, integrando-os a partir de aplicações comerciais e open source, o tratamento na perspetiva da sua incorporação nos procedimentos de gestão autárquica, a estruturação de um Sistema de Informação Geográfica municipal e a produção de cartas temáticas em ambiente e ordenamento do território.

A formação, que se realiza nas instalações do Serviço de Formação Profissional de Beja, terá a duração de 25 horas, e decorrerá, na sua quinta edição, nos dias 20, 22, 27 e 29 de Novembro.

NOTA: A Sexta edição será dirigida aos técnicos municipais do Alentejo Litoral, em local e data ainda por definir.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.