Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) nas atribuições autarquicas – Realização de acções de formação dirigidas a técnicos municipais



Após um ajustamento da calendarização prevista, decorrente da situação criada pela pandemia Covid19, realizaram-se ontem, dia 08/03/2022 e hoje, dia 09/03/2022, respetivamente, a 2ª e a 3ª aulas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), integrada numa ação de formação dirigida a técnicos municipais do Alto Alentejo, lecionada pela CCDR Alentejo, em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e com a ESRI.

A ação de formação contou com a presença dos técnicos da CIMAA e das autarquias de Arronches, Avis, Castelo de Vide, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa e Ponte de Sor.

Como principal objetivo da 2ª aula, assinala-se a capacitação dos formandos no uso das ferramentas de seleção disponibilizadas pelo software ArcGIS Pro, nomeadamente a seleção interativa, a seleção por atributos e a seleção por localização. No que respeita aos objetivos visados na 3ª aula, salienta-se a exploração das capacidades e funcionalidades de geoprocessamento disponibilizadas pela Caixa de Ferramentas (Arc Toolbox) do ArcGIS Pro.

A realização das 4ª e 5ª aulas está prevista para os dias 15 e 16 de março de 2022.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.