PRÉMIO NACIONAL DA PAISAGEM 2018



No quadro da Convenção Europeia da Paisagem e da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, o Ministério do Ambiente e da Transição Energética, através da Direção-Geral do Território (DGT), promove a atribuição do Prémio Nacional da Paisagem 2018, que visa premiar práticas e iniciativas exemplares que contribuam para a proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem, pressupondo o envolvimento, a participação pública e a sensibilização da sociedade para a importância da paisagem na qualidade de vida das populações.

O Prémio Nacional da Paisagem 2018 como propósito dar reconhecimento a medidas, projetos ou ações já implementadas, há pelo menos 3 anos, pelas regiões autónomas, pelas autarquias locais ou suas associações, pelas comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas, ou ainda por organizações não-governamentais.

As propostas apresentadas serão avaliadas por um júri, que atenderá aos efeitos gerados pela iniciativa num quadro da proteção sustentável e da valorização do território através da paisagem e sua gestão, na forma como as ações são geradoras de identidade e qualidade de vida, de fator de desenvolvimento e de qualificação cultural, ecológica, ambiental e social e de aumento da resiliência dos territórios. O vencedor deste prémio será o representante nacional na 6.ª edição 2018-2019 do Prémio Europeu da Paisagem.

Até 30 de novembro de 2018, encontra-se aberto o Aviso para apresentação de candidaturas, que poderão ser apresentadas online no portal da DGT ou entregues em mão nas suas instalações em Lisboa.

Acompanhe o Prémio Nacional da Paisagem 2018, fique atento a mais notícias e informações a divulgar no portal, incluindo sobre o seminário em preparação.

© 2021 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo