O PRR – Plano de Recuperação e Resiliência lançou um Convite à Manifestação de Interesse para Desenvolvimento de Projetos no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, que está aberto até 20 de setembro.
Este concurso de ideias (Aviso N.º 01/C05-i01/2021) visa identificar as reais oportunidades de investimento e capacidades de execução, bem como os pactos de inovação e os projetos mobilizadores a apoiar no âmbito da Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial.
As Agendas Mobilizadoras ou Agendas Verdes para a Inovação Empresarial visam consolidar e expandir sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico em Portugal, contribuindo para o incremento da competitividade e resiliência da economia portuguesa, com base em I&D, na inovação e na diversificação e especialização da estrutura produtiva.
Até 2030, as Agendas Mobilizadoras ou Agendas Verdes para a Inovação Empresarial deverão contribuir de forma efetiva para a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa, para o aumento das exportações de bens e serviços, para o incremento do investimento em I&D e para a redução das emissões de CO2.
As propostas a apresentar devem enquadrar-se em, pelo menos, uma das seguintes áreas e respetivas sub-áreas:
TECNOLOGIAS TRANSVERSAIS E SUAS APLICAÇÕES
Energia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Matérias-primas e Materiais
INDÚSTRIAS E TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO
Tecnologias de Produção e Indústrias de produto
Tecnologias de Produção e Indústrias de processo
MOBILIDADE, ESPAÇO E LOGÍSTICA
Automóvel, Aeronáutica e Espaço
Transportes, Mobilidade e Logística
RECURSOS NATURAIS E AMBIENTE
Agro-alimentar
Floresta
Economia do Mar
Água e Ambiente
SAÚDE, BEM-ESTAR E TERRITÓRIO
Saúde
Turismo
Indústrias Culturais e Criativas (e audiovisual)
Habitat
A dotação afeta ao presente concurso, na componente de incentivo não reembolsável, é de 930 milhões de euros, dos quais 558 milhões de euros, para as Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial e 372 milhões de euros, para as Agendas Verdes para a Inovação Empresarial.
Numa perspetiva de mobilização de novos consórcios, poderá ser prevista nova fase de apresentação de ideias com a dotação remanescente.
Estes fundos europeus destinam-se às empresas que impulsionem mudanças estruturais no seu processo produtivo, investindo, entre outros, em processos de baixo carbono, incorporando o hidrogénio e gases renováveis na indústria, adotando medidas de eficiência energética nos processos.
Consulte AQUI: