Rede Agroalimentar Inteligente nas Regiões Semiáridas da Extremadura e do Alentejo



A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo lidera um projeto de cooperação transfronteiriça intitulado, “Rede Agroalimentar Inteligente nas Regiões Semiáridas da Extremadura e do Alentejo”, promovido pelo Programa Europeu “Science Meets Regions”.

No âmbito do referido projeto ir-se-ão realizar Encontros que têm como objetivo promover uma rede de colaboração que garanta uma cadeia agroalimentar integrada e eficaz, de acordo com as metas europeias para a sustentabilidade e para a segurança alimentar.

Os oradores e convidados serão encorajados a partilhar, através de mesas redondas, os desafios e necessidades do setor, assim como os conhecimentos e tecnologias disponíveis, de forma a ser traçado um roteiro que identifique as linhas de atuação futuras.

O projeto dividir-se-á em quarto workshops, nas cidades de Mérida, Badajoz, Évora e Elvas, com os seguintes temas específicos:

17 de maio: Mérida – Digitalização do setor florestal

Visa debater a aplicação de tecnologias na simplificação e maior eficiência da gestão das explorações florestais, dos seus produtos, transformação e comercialização.

 25 de maio: Badajoz – Digitalização do setor pecuário

Pretende dar a conhecer as principais tecnologias de pecuária de precisão, no setor produtivo extensivo e intensivo, sob a premissa de que a utilização de tecnologia e a recolha e análise de dados ajuda a alcançar uma melhor eficiência produtiva, uma maior qualidade de vida para os animais e uma melhor gestão do impacto ambiental das explorações.

 1 de junho – Agroindústria 4.0.

Visa demonstrar como a monitorização constante das matérias primas e do produto durante todo o processo de produção e o rastreamento de toda a cadeia de valor, através de inovação digital, são fundamentais no combate aos principais desafios do setor, na melhoria dos processos de tomada de decisão, na adaptação da oferta e da procura e na antecipação de cenários de crise.

 15 de junho – Elvas – Agricultura digital

Tem como objetivo demonstrar e debater os desafios e dificuldades da aplicação de tecnologias na agricultura, como por exemplo na monitorização hídrica, presença de pragas, controlo de espécies invasoras, entre outros. Pretende igualmente discutir possíveis soluções para estes problemas, como a monitorização remota, utilização de sensores, implantação de redes de comunicação ou a gestão e análise de dados.

São parceiros deste projeto a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P. (INIAV), a Universidade de Évora, o Centro de Investigação Científica e Tecnológica da Extremadura (CICYTEX), a Universidade da Extremadura e a Junta da Extremadura.

Participe!

Para mais informação, clique aqui.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.