Rede de Aldeias Bauhaus para o Futuro promoveu workshops no Alentejo



Aldeias Bauhaus Para o Futuro é um projeto conjunto da eurorregião EUROACE (Alentejo – Centro – Extremadura) que foi selecionado pela Comissão Europeia, entre mais de 80 iniciativas apresentadas, na convocatória europeia de assistência técnica a projetos transformadores, em municípios de média e pequena dimensão, que seguem as diretrizes do Novo Bauhaus Europeu (NEB).

A CCDR Alentejo, através da sua Divisão de Cooperação e Promoção, acompanhou nas últimas semanas a realização dos 6 workshops participativos realizados nas aldeias selecionadas para este projeto, nomeadamente, LlerenaMoraleja, na Extremadura espanhola, Dornelas do Zêzere e Sortelha, na Região Centro e São Pedro do Corval e a aldeia fronteiriça de O Marco / El Marco, noAlentejo.

A Rede de Aldeias Bauhaus para o Futuro promove a regeneração dos espaços rurais, seguindo os princípios básicos do Nova Bauhaus Europeu (NEB) de sustentabilidade, inclusão e beleza, a que se junta o envolvimento e a participação dos cidadãos na sua conceção, ou seja, envolvendo os habitantes na geração de ideias e ações que levam à criação dos espaços que os próprios cidadãos querem e necessitam.

No Alentejo, estes workshops foram promovidos pelos Município de Arronches e pelo Município de Reguengos de Monsaraz, nas respetivas aldeias sendo de registar o elevado interesse manifestado pelas populações envolvidas e que se materializaram na recolha de inúmeros contributos, pela equipa técnica do Instituto Politécnico de Castelo Branco, entidade parceira neste projeto.

 As populações participaram ativamente identificando e transmitindo o que querem para as suas aldeias, quais as necessidades que existem nas localidades, as aspirações dos residentes e as ideias que gostariam de ver implementadas no futuro. Desta forma, o projeto promove a regeneração dos espaços rurais, envolvendo os habitantes na geração de ideias e ações que levam à criação dos espaços que os próprios cidadãos querem e necessitam.

Este é um projeto que envolve as entidades parceiras da eurorregião EUROACE (Alentejo – Centro – Extremadura) nomeadamente, a CCDR Alentejo, a CCDR Centro e a Junta de Extremadura.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.