Reunião do Conselho Regional de Inovação – CRI



Em pronúncia e apreciação a proposta final da Estratégia Regional de Especialização Inteligente – EREI 2030: uma (nova) década para co-construir a região e desafiar o futuro”.

 

No seguimento da 2.ª Reunião do Conselho Regional de Inovação (CRI)  para auscultação sobre a proposta de EREI 2030, realizada em 23.11.2020, decorreu um amplo processo de participação que contou com o envolvimento alargado de parceiros regionais que, de forma empenhada, remeteram para o processo vários e importantes contributos.

Analisados, sistematizados e enquadrados os referidos contributos resultantes deste processo de auscultação, a proposta final da  EREI, vai ser, em reunião do CRI, apreciada e votada, no próximo dia 06 de abril.

A CCDRA e o Alentejo 2020 constituíram o Conselho Regional de Inovação (CRI), previsto no modelo de governação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI).

Ao Conselho Regional de Inovação cabe promover a política regional de inovação e a implementação da EREI. O Conselho integra a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, que preside, bem como entidades representativas do Sistema Cientifico e Tecnológico Regional, produtores de tecnologia e utilizadores avançados, entidades de planeamento e gestão de politicas sectoriais e de I&I relevantes, entidades empresariais e outros agentes económicos e sociais, entidades intermunicipais.

Estratégia Regional de Especialização Inteligente visa melhorar a competitividade e a internacionalização da economia regional, suportadas nas vantagens competitivas diferenciadoras e nas capacidades e competências do Sistema Cientifico e Tecnológico, promovendo-se assim uma especialização regional em que o conhecimento e a inovação se constituem como elementos decisivos deste processo e são igualmente determinantes na abordagem dos desafios societais contemporâneos.

© 2021 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo