Reunião extraordinária do Conselho de Coordenação Intersectorial (CCI) da CCDR Alentejo



No dia 7 de setembro, pelas 15h, reuniu o Conselho de Coordenação Intersectorial (CCI) da CCDR Alentejo, tendo como único ponto da agenda de trabalhos: Investimentos regionais previstos no PRR e a sua complementaridade com o PO Alentejo 2030.

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR), Dr. Ceia da Silva, que presidiu à sessão salientou a importância de dispormos de informação sobre os projetos da região previsto no âmbito do PRR de forma a podermos ter em consideração eventuais complementaridades com os próximos instrumentos de financiamento do PT2030, com destaque para o Programa Operacional Regional Alentejo 2030.

Tendo como objetivo a recolha de contributos, os representantes dos setores e de outras instituições, referiram alguns dos investimentos previstos, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), manifestando disponibilidade para envio da informação para a CCDR.

O Presidente da CCDR, além de referir que o PRR é um programa centralizado, salientou ainda o facto dos projetos financiados pelo PRR terem obrigatoriamente que estar muito consolidados, face ao curto espaço de tempo disponível para a sua concretização (compromissos assumidos até final de 2023 e projetos concluídos até 2026).

Alguns dos participantes referenciaram a necessidade de ter em conta as efetivas necessidades da Região.

A breve prazo, ou seja, no início de 2022, o Alentejo disporá simultaneamente, de três instrumentos financeiros: O Programa Operacional Regional 2020, que se encontra ainda em curso, o Programa Operacional Regional 2030, que terá já os primeiros avisos abertos, e o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ficou agendada, uma próxima reunião do CCI, que é o órgão que promove a coordenação técnica da execução das políticas da administração central, à escala da região, para o dia 10 de novembro.

© 2021 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo