Sessão de Esclarecimento – Alentejo Europe



Na Sessão de Esclarecimento Alentejo Europe realizada no passado dia 20 de Dezembro, nas instalações da CCDR Alentejo, estiveram presentes o Presidente, António Ceia da Silva e a Vice-Presidente, Carmen Carvalheira.

Marcos Nogueira representante do Alentejo em Bruxelas começou por identificar a missão do Gabinete Europeu do Alentejo.

A Estrutura apresentada visa a coordenação de esforços, promoção de sinergias através do diálogo com instituições europeias nomeadamente com Comité Europeu das Regiões, a Comissão Europeia, o Conselho da UE e o Parlamento Europeu; a participação e cooperação em redes de regiões europeias às quais o Alentejo está associado; a Assessoria aos representantes da região nas suas missões junto das instituições europeias; assistência a propostas de projetos europeus, em estreita colaboração com o Gabinete de Projetos Europeus do Governo, entre outras. O Gabinete atua assim como um escritório de ligação, facilitador de relações bilaterais e multilaterais com Bruxelas.

Na referida sessão foram apresentados, o balanço anual da atividade de representação europeia do Alentejo em Bruxelas e uma antevisão geral da Agenda de 2022.

Alguns tópicos específicos abordados: Liderança do Alentejo – EIT Culture KIC/Pilar Regional e Corredor Atlântico, TEN-T e CEF e ligação do Aeroporto de Beja ao corredor.

Tendo em conta a extensão da agenda, e por sugestão de Dr. António Ceia da Silva, prevê-se realização de nova sessão em janeiro de 2022.

Na sessão estiveram presentes Marina Pardal (“Diário do Sul”), Pedro Conceição (“A Defesa”), Francisco da Costa (“Tribuna Alentejo”) e Amílcar Matos (“CNN Portugal”).

Pode visualizar aqui a Sessão de Esclarecimento

Apresentação da Sessão de Esclarecimento

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.