Sistemas de Gestão de Resíduos do Alentejo e CCDRA debatem PERSU 2020



 

O 1º Encontro de Sistemas de Gestão de Resíduos do Alentejo vai realizar-se no próximo dia 24 de novembro, pelas 9.30 horas na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo em Évora.

Este encontro está inserido no âmbito da VII Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e é organizado pela CCDRA e pelos SGRs do Alentejo, contando com a colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a ESGRA.

Esta iniciativa destina-se a analisar e debater as estratégias, os objectivos e as metas do PERSU 2020 e dos PAPERSUS 2020, tendo como destinatários eleitos e colaboradores municipais, bem como os dirigentes e colaboradores dos sistemas de gestão de resíduos.

Do programa constam apresentações sobre a Taxa de Gestão de Resíduos, o Fundo de Intervenção Ambiental e os financiamentos comunitários para este setor.

A finalizar a sessão terá lugar uma mesa redonda para debater os temas, problemas e perspetivas futuras da gestão dos resíduos.

O evento reveste-se de extrema importância e oportunidade, face aos desafios que estão colocados e à necessidade de alinhar estratégias e coordenar intervenções para aproveitamento integral das oportunidades financeiras que estão criadas

 

Programa

 

9h 30 – Abertura

10h – Os desafios do Persu 2020 – AP 

– A nova TGR e o FIA, oportunidades – APA

11h – Intervalo

11h 15 – Financiamentos Comunitários – Alentejo 2020/POSEUR/POCTEP

11h 45 – Debate

12h 30 – Almoço

14h 00 – Os Papersus 2020 e as metas – SGRs

15h 30 – Mesa redonda “Temas e problemas no setor dos Resíduos” (p.e. economia circular, desclassificação de resíduos, verticalização de sistemas, regulação, legislação, licenciamento, fiscalização) – SGR, APA, ESGRA – moderador CCDRA 

16h 30 – Encerramento

© 2021 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo