Transporte a Pedido apresenta viatura elétrica ao serviço da população



A CCDR Alentejo, em parceria com os municípios de Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Moura, Beja, Mértola e Odemira e também com a colaboração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), tem estado a desenvolver o projeto Transporte a Pedido, cujo objetivo é disponibilizar uma solução de “Mobilidade Como Serviço” em territórios de muito baixa densidade e garantir uma resposta adequada e complementar às necessidades dos cidadãos. Procura-se com este projeto garantir as acessibilidades a toda a população que até hoje não dispõe de proximidade a transportes públicos, complementando os serviços existentes e nunca se sobrepondo à oferta existente. O projeto pretende aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano nos quais esta oferta não existe ou é insuficiente.

A integração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) no âmbito do Projeto, no respeito pela sua especificidade, permite, numa lógica de complementaridade da Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente já implementada, reforçar a aproximação entre o Hospital e os seus utentes e, ainda, maximizar o aproveitamento das deslocações a realizar para melhorar as condições de acessibilidade das populações, num contexto de contenção de custos e de ganhos energéticos e ambientais.

Todo o conceito assenta em duas grandes componentes, uma plataforma eletrónica (desenvolvida pela empresa Expandiserve – Sistemas de informação, SA) e um serviço de atendimento e reservas.

Tendo presente que a redução das emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera é uma forma de promover a melhoria da qualidade do ar, a ADRAL, entidade onde se encontra alojado o serviço de atendimento e reservas, estabeleceu uma parceria com a Nissan Portugal, tendo esta disponibilizado uma viatura elétrica.

Este veículo irá ser utilizado pelos operadores de transporte do município de Vendas Novas, durante um período de 2 meses, apenas no âmbito dos serviços solicitados através do projeto Transporte a Pedido. A viatura será também colocada à disposição do HESE, tendo como objetivo o transporte de equipas médicas que efetuam visitas domiciliárias. Posteriormente, será efetuada uma análise no que concerne à poupança de combustíveis fosseis e à redução de emissões de gases.

O projeto já se encontra a funcionar no município de Reguengos de Monsaraz e, no dia 12 de janeiro, pelas 15 horas, decorrerá uma sessão de lançamento do mesmo no município de Vendas Novas, na qual será também apresentada a viatura elétrica.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.