Visita às obras de ampliação da empresa Maporal



O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva visitou, no passado dia 10 de agosto, as obras de ampliação da unidade da Maporal – Matadouro de Porco de Raça Alentejana, localizada em Reguengos de Monsaraz.

 A Maporal pretende investir 22 milhões de euros nesta unidade de produção e criar cerca de 300 postos de trabalho num projeto cujo objetivo é o de exportar carne Portuguesa para os mercados internacionais.

Esta é uma empresa líder de mercado em Portugal e que participa de forma ativa no processo de tomada de decisões da indústria, tendo o bem-estar animal como uma prioridade.

Com as novas instalações, a empresa prevê contratar três centenas de funcionários e atingir um volume de negócios superior a 100 milhões de euros por ano, exportando carne de porco para diversos países, entre os quais a China.
 
A ampliação inclui novas áreas de apoio aos funcionários, serviços administrativos e gabinetes da direção, área de matadouro, área de produção com novos equipamentos de produção com tecnologia de última geração, nomeadamente robótica na área da desmancha e linhas automáticas, assim como a área técnica de frio, ficando centralizados todos os equipamentos de produção de frio para suporte de todas as áreas de temperatura controlada da unidade de produção, câmaras de refrigeração e câmaras de congelado.

A Maporal vai apostar nas energias renováveis através da utilização da energia solar e na economia circular com o reaproveitamento da água para atividades agrícolas, mas também da matéria orgânica gerada para substituição de adubos químicos na agricultura.

Toda a conceção da unidade de Reguengos de Monsaraz foi desenhada para permitir uma redução de utilização de recursos naturais em 50 por cento comparativamente com as unidades de abate existentes em Portugal.

Nesta visita o Presidente da CCDR Alentejo foi acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto e pelos promotores do projeto.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.