Visita do IP Beja ao SSL no âmbito da Qualidade do Ar



No âmbito de um projeto em desenvolvimento pelo Instituto Politécnico de Beja em conjunto com a Câmara Municipal de Beja, para a implementação de um sistema de monitorização da qualidade do ar na cidade e divulgação pública dos resultados obtidos, assim com o intuito de permitir aos alunos envolvidos no Projeto Demola, na equipa cujo tema é “Do you Know what you breathe?” terem contacto com a operação das estações de monitorização da qualidade do ar, foi programada uma visita às instalações do Serviço Sub-Regional do Litoral da CCDR do Alentejo em Vila Nova de Santo André. A visita decorreu durante a manhã de sexta feira 12 de maio de 2023.

Os cinco alunos vieram acompanhados pelas professoras Flávia Oliveira da Silva e Maria Teresa Carvalhos.

A visita constou de uma primeira parte em sala, onde foram dadas algumas informações sobre a rede da CCDR desde o seu inicio, na década de 70, até ao presente e feita uma sumária apresentação do software usado para a gestão dos dados da qualidade do ar produzidos nas estações da CCDR Alentejo.

Seguidamente proporcionou-se aos visitantes uma “visita histórica” a uma pequena mostra de analisadores de gerações anteriores, que funcionaram nas nossas estações desde os finais dos anos 70 até aos dias de hoje, que temos expostos nas instalações do SSL, para com isto os visitantes terem uma imagem do que tem sido a evolução destes equipamentos ao longo dos anos.

Passou-se depois à visita às estações que estão em operação e que representam o “estado da arte” dos equipamentos de monitorização.

Iniciamos com a visita à estação móvel, que está parqueada junto das nossas instalações, onde se evidenciou uma das possibilidades de monitorização com recurso a uma estação móvel e o leque de possibilidades que um equipamento destes permite.

Finalizamos a visita com uma deslocação à estação fixa de Monte Velho, onde se mostrou como todos os sistemas estão montados, tais como: os sistemas de amostragem, os sistemas de comunicação remota assim como uma breve explicação de todas as atividades que envolvem a operação duma estação de monitorização da qualidade do ar.

Pelo que nos foi transmitido pelo grupo que nos visitou, esta foi muito provavelmente a primeira de mais visitas, que ocorrerão futuramente e, inicio de eventuais colaborações entre as duas entidades.

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.