Cooperação Transnacional



Espaço Atlântico

A área de cooperação Espaço Atlântico estende-se pelos territórios de 4 Estados Membros: Espanha, França, Irlanda e Portugal, incluindo os territórios insulares dos Açores, da Madeira e as Ilhas Canárias.

Com o BREXIT, o Reino Unido deixa de pertencer ao núcleo de países que historicamente definiam o território elegível.

O programa está a ser desenvolvido por um grupo de trabalho composto por representantes dos 4 Estados, baseado em 3 prioridades principais que definirão este Espaço da Cooperação Territorial Europeia como:“Mais Inteligente”, “Mais Verde” e Mais Social”.

O programa contribuirá também para uma melhor governação da área de cooperação através da seleção do objetivo específico 1 do Interreg (Melhor Governança para a Cooperação).

Espera-se para breve a sua aprovação pela União Europeia.

Mais informação  https://www.atlanticarea.eu/page/70

__________________

Espaço SUDOE

O Programa de Cooperação Transnacional que inclui todo o território continental de Portugal e de Espanha e as NUTS II dos Pirenéus franceses, é designado por Espaço Sudoeste Europeu, (SUDOE) e pretende contribuir para o reforço da coesão económica e social das regiões do nele integradas, através da cooperação nos campos da inovação, sustentabilidade e território. 

Mais informação https://www.interreg-sudoe.eu/prt/homepage

__________________________

Espaço Interreg Mediterrânio

PROGRAMA INTERREG EURO-MED 2021-27

UMA NOVA ABORDAGEM

Atualmente em negociações entre os Estados participantes, o próximo programa Interreg Euro-MED 2021-27 será orientado para a missão. “Contribuir para a transição para uma sociedade neutra para o clima: lutar contra o impacto das alterações climáticas nos recursos mediterrânicos, garantindo um crescimento sustentável e o bem-estar dos seus cidadãos” são as palavras de ordem.

O Interreg Euro-MED Programa 2021-27 deverá ser marcado por um renovado sentido de como melhorar a cooperação na região do Mediterrâneo, proporcionando continuidade temática com os períodos anteriores.

Mais informação   https://interreg-med.eu/index.php?id=13352&L=0

© 2024 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo, I.P.