Perguntas Frequentes



Que oportunidades o Centro Qualifica AP da CCDR Alentejo proporciona?

  • Obter uma certificação ao nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano) e/ou profissional através de percursos de educação e formação ou de RVCC ou através de outras modalidades de qualificação de adultos;
  • Complementar percursos de qualificação incompletos, quer sejam de índole escolar ou profissional;
  • Melhorar competências de trabalhadores com necessidades de atualização e/ou de reconversão profissional;
  • Definir um percurso de qualificação ajustado às suas necessidades;
  • Desenvolver competências que o ajudam a melhor realizar os seus projetos nas várias dimensões da vida (pessoal, profissional, familiar…);
  • Registar em instrumento digital (Passaporte Qualifica) o respetivo percurso de qualificação e correspondentes créditos que pode capitalizar na obtenção da qualificação desejada (escolar e/ou profissional), ou em futuras qualificações.

Quais as etapas a realizar no Centro Qualifica AP da CCDR Alentejo?

O que são ofertas de educação e/ou formação de adultos?

São percursos de qualificação que permitem obter uma certificação escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano) e/ou uma certificação profissional. Estas ofertas podem ser consultadas pelos trabalhadores no site da ANQEP através da área destinada a ADULTOS.


O que é o processo RVCC?

O processo RVCC, consiste no Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências adquiridas e desenvolvidas pelo adulto, ao longo da vida, em ambiente profissional ou noutros contextos de vida, por vias formais, não-formais e informais, que podem ser validadas e certificadas e possibilitar a obtenção de uma qualificação escolar e/ou profissional.

Qual a duração média do processo de RVCC?

O RVCC demora o tempo necessário à obtenção da respetiva certificação escolar e/ou profissional, tendo por referência os tempos médios definidos na Carta de Qualidade dos Centros Qualifica, sem esquecer a disponibilidade do trabalhador para o processo.

  • Escolar de nível básico – 6 a 9 meses
  • Escolar de nível secundário – 9 a 12 meses
  • Profissional – 6 a 9 meses

Quais os apoios disponíveis?

Os trabalhadores que, através de um processo de RVCC, concluam uma qualificação que estava incompleta ou progridam na sua escolaridade ou qualificação profissional têm direito à medida Acelerador Qualifica, que se traduz no montante de 1,25 do Indexante de Apoios Sociais. Em 2022 este valor é de 554,00€ (valor a atualizar anualmente).

De que modo serão acompanhados os trabalhadores nas suas atividades de conclusão e/ou aumento de qualificação escolar ou profissional, no Centro Qualifica AP da CCDR Alentejo?

Os trabalhadores desde a sua inscrição até à sua certificação serão sempre acompanhados por uma Equipa Técnico-Pedagógica (Coordenador; TORVC – Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências e Formadores das diferentes áreas de formação escolar e/ou profissional) e poderão realizar as suas atividades, quer em regime presencial, quer à distância (com recurso a plataformas digitais) ou em entidades formadoras com parceria com o Centro Qualifica AP da CCDR Alentejo ou em instalações dos serviços públicos (quando tal se afigure possível).


Como obter mais informações?

Poderá obter mais informações entrando em contato connosco, ou informando-se junto da sua entidade patronal, e solicitando uma sessão de informação e esclarecimento.
Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas!

Contacte-nos! Estamos perto de si!

266740328 / 266740469
https://www.ccdr-a.gov.pt/centro-qualifica-ap-ccdr-alentejo/
centroqualificaap@ccdr-a.gov.pt

© 2022 Copyright: DSTIC | CCDR Alentejo